sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Espetáculo "Noite" de Everton Oliveira

NAC Sorocaba apresenta o espetáculo NOITE

 

O projeto Cena Livre, realizado pelo SESI-SP, é uma mostra teatral que neste mês de novembro apresenta os resultados dos trabalhos dos cursos de Múltiplas Linguagens realizados pelos seus Núcleos de Artes Cênicas - NACs, que conta com vinte e uma unidades espalhadas em todo o Estado de São Paulo. 

O espetáculo Noite, que compõe a edição de 2016 do projeto, é  um trabalho do NAC de Sorocaba e realiza sua temporada neste mês de novembro, com apresentações nos dias 5,6,12,13,19 e 20 deste mês, sempre às 20h, com entrada gratuita. Já, no dia 27, a apresentação será no SESI de Itapetininga.

            Com direção de Junior Mosko, conta com um grande elenco, composto por Barbara Brito, Cristiane Silva, Felipe Funes, Gabriela Prado, Gregson Costa, Gleycivan Alves, Jefferson Pereira, João Carlos, José Marco Di Paula, José Rocha, Julio Cesar, Madalena Silva, Magda Serrano, Maria Helena Antunes, Miguel do Ó, Natasha Regina, Nathi Maffeis, Rary Proença, Silvia Barros e Will Rodrigues. 

            O texto e a fotografia são de Everton Oliveira, que também participa do grupo musical que realiza a trilha sonora e a sonoplastia do espetáculo ao vivo, que conta com os músicos e atores Raphael Motta e Lucilene Fernanda. A iluminação é de Luciano Bueno e Claudinei Rosa.

Com classificação é livre “Noite” é um espetáculo sobre cultura popular brasileira, tanto por trazer ao palco os mitos e as lendas do nosso folclore, quanto por retratar aspectos da vida cotidiana de uma comunidade do interior do país, abordando as origens dessa cultura e valorizando as contribuições dos povos indígenas e africanos na formação do imaginário popular brasileiro, fundado, sobretudo, na tradição oral.

            Ambientado em fins do século XIX e início do XX, sua narrativa tem como cenário uma vila entre a zona rural e a urbana, habitada por moradores que vivem do trabalho ligado ao campo como: caçadores, lenhadores, pescadores e suas famílias, beatas, um padre e um médico veterinário. Outro importante ambiente é uma floresta misteriosa, que, povoada por uma tribo indígena, animais, pássaros e rios, está ameaçada pelo desmatamento e pelo avanço da cana de açúcar. Esses lugares podem ser muito próximos de nossa cidade, Sorocaba - SP, ou de qualquer outro lugar do interior do país.

            Velhos “griots”, homens e mulheres simples que possuem a sabedoria dos muitos anos vividos, narram histórias que povoam suas memórias de infância, envolvendo mitos do folclore nacional como o lobisomem, o curupira, o saci pererê, a mula sem cabeça, a velha pisadeira, permeadas por histórias de amor, morte e as discussões em torno da existência do sobrenatural, além disso, há a presença das lendas indígenas e africanas, que compõem as bases de nossa experiência cultural e social.







|Assista aqui o espetáculo na íntegra: