quinta-feira, 16 de abril de 2020

PIÁ - Programa de Iniciação Artística


No ano de 2017 fu convidado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo para integrar um grupo de coordenadores do Programa de Iniciação Artística - PIÁ que atua com oficinas de arte em inúmeras comunidades da cidade, atendendo à crianças e adolescentes das regiões mais pobres, sendo responsável pela implantação dessas atividades em Casas de Cultura e Bibliotecas Municipais e por uma equipe de artistas educadores na região de Pirituba e Perus. 
O PIÁ é um programa da Secretaria Municipal de Cultura e é voltado para crianças de 05 a 10 anos. A abordagem artístico-pedagógica do PIÁ relaciona os processos artísticos e criativos à cultura da infância, por meio da convivência entre artistas educadores, crianças e adolescentes, valorizando a brincadeira e a vivência com variadas linguagens das artes, bem como, as diferentes realidades sociais e culturais de cada comunidade atendida.
O PIÁ busca o desenvolvimento da sensibilidade da criança, de sua percepção, imaginação e de sua criatividade, despertando o interesse da criança pelas linguagens artísticas; promovendo uma aprendizagem baseada no fazer artístico, na criatividade e expressividade, no conhecimento histórico, no senso crítico e estético, no respeito pelas diferenças e pelas diferentes culturas.
Além disso, o programa fundamenta-se em valores como a ética - o respeito e o diálogo entre todos os participantes e com o caráter público do Programa - a prospecção - o entendimento de que todas as ações no programa são precedidas por reflexões e aprofundamentos - e a Transversalidade e Pluralidade: adisponibilidade ao diálogo em todas as ações e reflexões do programa.
Fundamentados por estes princípios iniciamos nosso período de formação, que ocorreu na segunda quinzena de abril, em uma semana dedicada à explanação e o entendimento de que o PIÁ é um programa em constante processo de transformação, é uma atividade política, no sentido da ação humana, do trabalho em grupo, de natureza transdisciplinar e deve levar em consideração o território onde se encontra e a construção de uma rede de atuação junto à comunidade e que é norteado segundo seus princípios e valores.
Essas importantes características do programa tem sido seus elementos de destaque, visto que nessa formação em contato com as múltiplas faces de um programa:  discussões em torno da relação entre os diversos processos artísticos e criativos e a cultura da infância; a importância das relações sociais e políticas da convivência entre artistas educadores, crianças, adolescentes e toda a comunidade envolvida; a valorização da brincadeira e a vivência com variadas linguagens das artes, bem como, as realidades sociais e culturais de cada comunidade em que ele se encontra.

Turma da Biblioteca Érico Veríssmo em Pirituba 
divertindo-se com seu barangandão.

Encontro de artistas educadores 
promovido pela Secretaria de Cultura. 

Grupo em visita ao Parque Ibirapuera