terça-feira, 4 de dezembro de 2012

MOSTRA DO ATELIER CULTURA

De 14 de novembro a 14 de dezembro de 2012 acontece no saguão do Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci a Mostra do Atelier Cultura. A mostra é resultado dos trabalhos realizados pelos alunos nas oficinas de xilogravura, aquarela, desenho e poéticas visuais, oferecidas pelo Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins - MAC. A oficina é ministrada pelo arte educador e poeta Everton Oliveira.
  
O que são poéticas visuais?

Poéticas Visuais podem ser concebidas como as relações entre as artes plásticas e outras artes e linguagem. Meyer Shapiro (2000), em “Mots et Images” considera a dificuldade encontrada pelo artista plástico, quando da transposição de imagens advindas de textos escritos para a sua linguagem, e isso pode ser visto em vários artigos. Um dos artigos, “Susana e Os Velhos”, telas de Tintoretto, engrossa as possibilidades do dito do texto bíblico para a pintura. Um outro exemplo são as Gabrielas de Di Cavalcanti, semelhantes às de Jorge Amado.

O que trabalhamos na oficina?

Com a aquisição de conhecimento incluindo a Criatividade e a Arte como dimensões do saber e do fazer humano., compondo um importante trabalho educativo, pois procuram, através das tendências individuais, encaminhar a formação do gosto, estimular a inteligência e contribuir para a formação da personalidade, sem ter como preocupação única e mais importante a formação de artistas.  No seu trabalho criador, o indivíduo utiliza e aperfeiçoa processos que desenvolvem a percepção, a imaginação, a observação, o raciocínio, o controle gestual: capacidades psíquicas que influem na aprendizagem. No processo de criação ele pesquisa a própria emoção, liberta-se da tensão, ajusta-se, organiza pensamentos, sentimentos, sensações e forma hábitos de trabalho. Educa-se. Nas oficinas utilizamos os fundamentos da linguagem visual e técnicas de comunicação para sensibilizar o aluno para as inúmeras possibilidades que a arte oferece - ferramenta preciosa para o saber e para o exercício da cidadania. Veja aqui imagens da oficina, da mostra e também o Fanzine que acompanha a mostra de poéticas visuais.

A oficina 

  

     
Convite da Mostra 


Alguns trabalhos em exposição

                                                          raphael - anatomia          roberto - cor e forma      


                                                ivanice - poesia               jhonny - liberdade de pulsar

Fanzine que acompanha a mostra de poéticas visuais